quinta-feira, 31 de março de 2011

Quarta-Feira (30/03/2011)

     Acordámos às 8:30h e tomámos o pequeno-almoço (leite com cacau, cappuccino e sandes). Estávamos a contar apanhar o eléctrico às 9:00h mas avariou-se e tivemos de ir a pé até à paragem dos autocarros. Depois de uma boa caminhada matinal apanhámos, por fim, o autocarro 38 para a escola. Isto tinha logo que acontecer no dia do Teste Intermédio! Vá lá que saímos do hotel com muito tempo de antecedência... O professor Jaap, que estava à nossa espera desde as 9:30 para imprimir e fotocopiar o Teste Intermédio, fartou-se de rir outra vez. Comentou que não é normal as máquinas dos bilhetes do metro avariarem (como aconteceu ontem) e muito menos os eléctricos ficarem parados no meio da linha. Das duas uma: ou nós andávamos a inventar desculpas para chegarmos sempre atrasados ou tínhamos uma energia poderosa que fazia avariar as coisas!

      Quando chegámos à escola estudámos cerca de uma hora antes do Teste Intermédio de Ciências e às 11:15h começámos (não pensem que nos enganámos na hora: cá é uma hora a mais!). O teste correu bem a todos nós e esperamos boas notas (ouviu, prof. Virgílio)!!! Almoçámos na escola sandes e sumos que tínhamos trazido do hotel.
        
De seguida apanhámos o autocarro até ao centro. Passámos pelo Museu do Porto (Havenmuseum), um museu ao ar livre, e percorremos o Passeio da Fama de Roterdão, onde vimos vários nomes de famosos, como Bon Jovi, Carlos Santana, Scorpions, UB40, Tina Turner, entre muitos outros. Até o Shrek estava lá! Uns tinham deixado as impressões das mãos e outros dos pés.
     
 Apanhámos o barco (Spido) que nos levou a fazer uma viagem pelo Porto de Roterdão, de maneira a ficar a conhecê-lo melhor. O Porto de Roterdão é o maior da Europa, e um dos maiores do mundo. Foi o porto  mais activo do mundo, de 1962 até 2002, embora tenha sido ultrapassado pelos portos de Singapura e Xangai. Abrange 105 quilómetros quadrados e estende-se por uma distância de 40 quilómetros, ou seja, 25 milhas.
       
Este porto funciona como um importante ponto de trânsito para o transporte de mercadorias entre o continente europeu e outras partes do mundo. A partir de Roterdão as mercadorias são transportadas por navios, barcaças fluviais, vias ferroviárias ou rodoviárias. O mais importante para o porto de Roterdão são as indústrias petroquímicas e de carga geral. Toda esta informação foi-nos dada enquanto navegávamos no barco, em várias línguas, para que todos entendessem.
     
 À noite, por volta das 19:30h, chegou a comida. Nesta noite foi dia de encomendar comida e comer no hotel. Comemos lasanhas e outro tipo de massas, strognoff  e ainda as pizzas que sobraram do dia anterior!!!!
     
     Depois fomos para os quartos, onde jogámos às cartas, falámos com os nossos pais e amigos, navegámos no computador, etc…
        Pela meia noite, foi a altura certa de dar os parabéns à Patrícia.

 
Museu do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário